quarta-feira, 1 de junho de 2011

Ainda existem Dalilas, cuidado!


Dalila era uma mulher Filistéia. Provavelmente moradora do vale de soreque. Sua historia só aparece na bíblia associada à queda de Sansão e a forma como ela foi importante para que os filisteus pudessem ter o pego.

Não há duvidas nenhuma de que ela foi um instrumento poderoso usado pelo inimigo, para que o alvo do ódio filisteu “Sansão” pudesse ser vencido e derrotado,

Ao relembrar este texto, estava meditando sobre uma pergunta interesante; será que ainda existem mulheres como Dalila nestes dias?

E a resposta veio sem arrodeios, sim com certeza! E o pior este tipo de mulher esta cada vez mais normal e presente no nosso cotidiano.

Dalila era o tipo da mulher que goza de uma beleza física tão sensual e única a ponto de encantar ate mesmo o homem mais usado pelo Espírito Santo na época, ela não precisou fazer nada para que Sansão como diz a bíblia por instinto único e pessoal se “afeiçoasse” a ela (Jz.16:4) sua doce e empolgante beleza era apenas um disfarce que escondia por trás de um lindo rosto,

Uma mulher acessível aos ímpios,

 Sansão estava sendo perseguido por homens malignos que procurarão matá-lo alguns dias antes (16:2) depois os chefes destes homens procurarão v.5 a mulher Dalila e proporão que ela engana se , servisse de instrumento para um laço na vida de Sansão!

Quem e que sabendo da moral de uma mulher a procuraria para fazer tal proposta? Quem proporia isso a Débora, Ana, Rute? Ou a qualquer mulher de Deus conhecida pela sua vida sincera! Só um louco!

Mais no caso de Dalila, impressiona me  a facilidade com que estes homens malignos tem para fazer uma proposta tão indecente sem o menor pudor, sem duvidas ainda existem muitas Dalilas por ai!

Uma mulher barata,


O preço para que ela engana se Sansão estava decretado

 te daremos, cada um de nós, mil e cem moedas de prata”. (Jz.16:5)

Ela não tenta pedir nada mais. Aceita passivamente o preço. Como era fácil e barato aos príncipes filisteus que eram riquíssimos comprar aquela mulher, e você conhece alguém assim?

 

 

Uma mulher mentirosa e jogadora!

 


Sem nenhuma barreira moral Dalila começou a mentir e a jogar usando como peça do seu jogo o homem que se envolveu emocionalmente com ela, ela diz:

Declara-me, peço-te, em que consiste a tua grande força, e com que poderias ser amarrado para te poderem afligir.v6

Ela não queria coisa alguma com Sansão ele era apenas uma peça do seu jogo, um instrumento para que ela conseguisse realizar os seus mais egoístas desejos. Ao ver que ele não declararia o seu segredo ela ainda começa a fazer chantagem emocional com aquele a quem ela sabia que estava envolvido com ela

“Eis que zombaste de mim, e me disseste mentiras”; v10

 O já descabeçado Sansão tenta conseguir um meio de ficar com Dalila e ainda assim manter o seu segredo a sua comunhão mais ela continua com as suas chantagens

 “Então ela lhe disse: Como dirás: Tenho-te amor, não estando comigo o teu coração? Já três vezes zombaste de mim, e ainda não me declaraste em que consiste a tua força”v15

Ela brincou tanto com as emoções de um homem que ela sabia que estava aos seus pés que a bíblia diz:

 “E sucedeu que, importunando-o ela todos os dias com as suas palavras, e molestando-o, a sua alma se angustiou até a morte”.v16

A primeira vista qualquer um vai pensar que as falas de Dalila são falas de uma mulher que ama. Mais o decorrer da historia mostra que ela não o amava coisa nenhuma, ela mentia em cada palavra e brincava com os sentimentos daquele homem para conseguir seus objetivos.

Uma mulher Fria, calculista!


Na hora de entregar Sansão a bíblia diz que

Então ela o fez dormir sobre os seus joelhos”v19

 O que demonstra o tamanho da frieza daquela mulher!

Dalila cujo nome em Hebraico e (DELILAH: MULHER FRACA, DÓCIL.)

sem duvidas alguma não pensou duas vezes em usar a sua aparência frágil e dócil para esconder uma mulher de caráter frio capaz de mentir, enganar, brincar com as emoções e sentimentos de um homem para conseguir realizar os seus propósitos mais egoístas.

Dalila era uma mulher de um egoísmo impressionante o texto não demonstra nenhum tipo de sentimento da parte dela para com Sansão, mais evidência uma marcante capacidade de teatralizar mentir que aterroriza qualquer um. Talvez você esteja ai se perguntando; mais ele não buscou isso? Eu lhe responderia o fato dele ter buscado justifica a ação fria daquela mulher? Daria a ela o direito de fazer dele uma peça do seu joguinho?

O perfil desta mulher e sem duvidas um alerta a nos homens, e um alerta a vocês mulheres. Aos homens um alerta, uma reflexão sobre o cuidado que devemos ter com quem nos procuramos para se relacionar! Cuidado você pode estar sendo vitima de uma Dalila e não sabe!
As mulheres um alerta, um chamado a fazer a diferença e manter os seus passos dentro da vontade de Deus, para de maneira nenhuma se assemelhar a esta maligna mulher que por algumas moedas preferiu pagar um preço por toda a eternidade!


 Thiago Almeida
Escritor e conferencista









Nenhum comentário:

Postar um comentário