sexta-feira, 17 de junho de 2011

Assembléia de Deus: 100 anos de milagres vitorias e pentecostes!




Eu faço parte de uma historia que começou a 100 anos atrás com os missionarios suecos Gunnar Vingren e Daniel Berg, que aportaram em Belém, capital do Estado do Pará, em 19 de novembro de 1910, vindos dos Estados Unidos.


Através deles o senhor estava dando início a uma obra que mudaria a vida e ate o cenário eclesiástico do Brasil e de todo o mundo, sou pregador do evangelho a quase seis anos e viajo a muitos lugares da Bahia desde grandes cidades a lugarejos distantes , comunidades rurais , e não importa qual seja o lugar, La esta uma Assembléia de Deus, certa vez fui convidado a pregar num lugar que nem banheiro tinha, era uma comunidade rural , e quando perguntei sobre onde tomaria banho a irmã informou me que eu teria que ir tomar banho no  rio, entretanto independente da  carência do lugar La havia uma assembléia de Deus, uma porta de esperança aberta a todos os moradores daquele lugarejo.
Mais como surgiu esta igreja que hoje e a maior denominação pentecostal brasileira e  chega a ter quase doze milhões de membros, que historia e esta que fazemos parte mais muitas das vezes desconhecemos?
O surgimento!
Esta igreja não surgiu dos planos pessoais de um homem ou da divisão de alguém que não aceitava ser submisso. Esta igreja surgiu de um projeto Divino, foi Deus quem projetou tudo para que os missionários chegassem ao Brasil, quando os missionários já eram amigos receberam de Deus a chamada missionária para o Brasil. Através de uma revelação divina, o lugar tinha sido mencionado: Pará.

Nenhum dos presentes conhecia aquela localidade. Após a oração, os jovens foram a uma biblioteca à procura de um mapa que lhes indicasse onde o Pará estava localizado. Foi quando descobriram que se tratava de um estado do Norte do Brasil. Era uma chamada de fé, pois para eles, era um lugar totalmente desconhecido.
Deus cuidou de tudo.


Daniel Berg e familia



Após ter recebido a chamada.
Gunnar Vingren e Daniel Berg despediram-se da igreja e dos irmãos em Chicago. A igreja levantou uma coleta para auxiliar os missionários que partiam. A quantia que lhes foi entregue só deu para a compra de duas passagens até nova Iorque. Quando lá chegassem, eles não saberiam como conseguir dinheiro para comprar mais duas passagens até o Pará. Porém, esse detalhe não os abalou em nada, nem os deteve em chicago à espera de mais recursos. Tinham convicção de que haviam sido convocados por Deus. Portanto, era da total responsabilidade de Deus fazer com que os recursos materiais inexistentes necessários à viagem surgissem.

Chegaram à grande metrópole, Nova Iorque, sem conhecer ninguém, e sem dinheiro para continuar a viagem. Os dois missionários caminhavam por uma das ruas da cidade, quando encontraram um negociante que conhecia o jovem Gunnar. Na noite anterior, enquanto em oração estava, aquele negociante sentira que devia dar certa quantia ao irmão Vingren. Pela manhã, aquele homem colocou a referida importância em um envelope para mandá-la pelo correio, mas enquanto estava caminhando para executar aquela tarefa, viu os dois enviados do Senhor surgirem à sua frente. Surpreso ao ver a maneira especial como Deus trabalhava, o comerciante contou-lhes sua experiência e entregou-lhe o envelope.


navio‑clement‑que‑trouxe‑os‑missionarios
Quando o irmão Vingren abriu o envelope, encontrou dentro dele 90 dólares - exatamente o preço de duas passagens até o Pará.
As portas do inferno não prevalecerão!


Na sua chegada os missionários não possuiam amigos ou conhecidos na cidade de Belém. Não traziam endereço de alguém que os acolhessem ou orientasse. Carregando suas malas, enveredaram por uma rua. Ao alcançarem uma praça, sentaram-se em um banco para descansar; e aí fizeram a primeira oração em terras brasileiras.
Passado um determinado tempo eles já podiam falar português. Vingren continuou a estudar a língua, enquanto Daniel trabalhava como fundidor. Passado algum tempo, Berg começou a dedicar-se ao trabalho de colportogem.
A fundação da Assembléia de Deus repercutia profundamente entre as várias denominações. O medo que a Assembléia de Deus viesse a absorver as demais denominações fez com que estas se unissem para combater o movimento Pentecostal.

No ano de 1911, em Belém, alguns dispuseram-se a combater o Movimento Pentecostal em seu nascedouro. Para alcançarem esse intento, não escolhiam os meios: calúnia, intriga, delação e até agressão física. Tudo era válido.

Chegaram, inclusive, a levar aos jornais a denúncia de que os pentecostais eram uma seita perigosa, tendo com prática o exorcismo.

Enfim, alarmaram a população. A matéria no jornal A Folha do Norte,

todavia, acabou por atrair numerosas pessoas para os cultos da nova igreja. Não poderia haver propaganda melhor.

E quanto mais eles perseguiam mais esta igreja crescia.
Deus em sua onipotência cuidou em todos os detalhes para que este projeto fosse uma benção,
Sem duvidas e como se canta; porta que se abriu e nunca mais fechou!
"Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela"; Mateus 16:18
Thiago Almeida
Escritor e conferençista





Nenhum comentário:

Postar um comentário