quarta-feira, 11 de maio de 2011

Um Culto na Roça!

Numa sexta feira dia 17/12 do ano passado, fui convidado para ministrar a palavra de Deus num culto em uma congregação rural da nossa igreja!

O ambiente era uma fazenda longínqua de onde moro,


O local uma área pequena com algumas cadeiras e uns quinze cristãos  eu estava sentado no púlpito improvisado com algumas cadeiras e uma mesa de jantar quando comecei a tentar recordar-me da ultima vez que eu havia ministrado num culto como aquele e francamente não consegui ter recordação alguma!


As horas se passavam e os irmãos ia chegando com um sorriso e prazer enorme nos lábios enquanto davam a paz do Senhor aos irmãos , vi alguns irmãos que chegavam de uma fazenda que ficava a uns cinco quilômetros do local do culto; e eles chegavam com uma felicidade imensa não característica de quem havia percorrido aquela distancia a pé!


O dirigente logo começou a cantar os hinos devocionais e enquanto ele cantava os hinos devocionais (aqueles da harpa) senti uma paz tão grande e logo a presença de Deus alegrava nossos corações,
O tempo se foi passando e os irmãos iam tendo as suas oportunidades, verdade e que não havia ali grandes teólogos ou aqueles irmãos e irmãs tão talentosos pra musica as vezes os hinos eram meio desafinados mais a presença de Deus se manifestava de uma forma tão especial e tremenda que eu chorava sentindo o meu Senhor tão perto!


Ao passarem a oportunidade para que eu pudesse pregar fez se um silêncio no lugar e todos prestava a atenção na palavra com um temor que dava pra sentir na face daqueles simples irmãos ali presentes!


Há uns quinze minutos antes que eu ministra se, logo faltou energia e todos não se importarão como se eles estivessem decididos a não permitir que nada atrapalhasse a sua adoração, o seu culto!


Enquanto eu ministrava as pessoas choravam, não houve um grande alvoroço como nas festas em grandes igrejas mais apos eu ter ministrado o dirigente cantava "tu és fiel Senhor eu sei que tu és fiel!" quando mim vi já estava sentindo uma presença de Deus tão grande que estava com a cara no pó pedindo perdão a Deus pelos meus pecados! 


O culto terminou e quando mim vi estava de joelhos no chão com lagrimas na presença de Deus!
Ao sair dali por todos estes dias propus me a orar e questionar ao senhor sobre o porque que muitos dos nossos cultos já não são mais tão atraentes como aquele na roça, alguns na tentativa de responder ate falam prefiro um culto nas congregações e não na sede achando eles que a questão esta no espaço físico!


Mais onde esta realmente a questão? 


Será que deveríamos voltar as cavernas, as fazendas aos lugares simples!


Enquanto orava o Senhor começou a falar ao meu coração que o problema não e o espaço físico; para Deus não ha diferença em cultuar numa fazenda ou numa mega igreja!


O problema não e o espaço físico!


O problema esta na disposição do coração daqueles que cultuam a Deus!


A questão e que quando nos chegamos a um lugar simples como uma fazenda , a disposição do nosso coração muda, e não encontramos ali razão nenhuma para se promover ou qualquer outra coisa.


Por tanto nos voltamos unicamente para a adoração, como não há ninguém a se cultuar, nos voltamos unicamente para o culto a Deus, ai quando a nossa disposição muda, o agir de Deus muda também!


E essa a formula, não e o lugar, a placa, o espaço. E o conteúdo, a disposição, a vontade daqueles que se encontram na casa de Deus para unicamente cultuar aquele que e digno de toda a adoração!


Um comentário:

  1. Meu Deus como verdadeiro essa situação dos nossos cultos.
    Precisamos urgentemente mudar.

    ResponderExcluir