quarta-feira, 11 de maio de 2011

Reflexão!

O desenvolvimento de um solido caráter!(1Pd 1:13-19)


Pedro dirige esta carta aqueles que talvez hajam se convertido no dia de pentecoste, ao ouvirem a mensagem de Pedro e retornarão para suas respectivas cidades levando a Fe que haviam acabado de conhecer! Pedro demonstra um cuidado visível de orientar os crentes a seguir o exemplo de Jesus no sofrimento portando-se com retidão e dignidade!


Aos novos crentes que estavam nas províncias Romanas da Ásia menor Deus inspira Pedro fortemente a escrever sobre assuntos que são de suma relevância para a vida Cristã dentre eles o texto em enfoque expressa conselhos e verdades que são verdadeiras chaves para o desenvolvimento de um solido caráter Cristão!

Caráter (português brasileiro) ou carácter (português europeu) é um termo usado em psicologia como sinônimo de personalidade. Em linguagem comum o termo decreve os traços morais da personalidade.

segundo um certo pensador cristão carater nos fala sobre Retidão moral,forma de agir do indivíduo em relação a si mesmo e a mundo.

"Certo pensador disse: “caráter e exatamente o que VC e quando ninguém esta a sua volta!”


As chaves de Pedro para o desenvolvimento do caráter:

A) A reeducação do corpo!



“Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância;


Mas como e santo aquele que vos chamou sede vos também santos em toda a vossa maneira de viver”, (1Pd1:13-14)




Muitas das vezes o problema esta exatamente no ponto de que agente sai do mundo, mas nos conformamos com o nosso estilo de vida!

Deus diz:

“ não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância”;

Se o individuo e adultero quer continuar sendo adultero, se ele mente quer continuar mentindo, se a jovem e promiscua quer continuar na promiscuidade se viveu sem compromisso com Deus quer continuar sem compromisso com Deus mesmo dentro da igreja!

Devemos compreender que não e porque temos desejos ou muitas das vezes sentimos a nossa natureza carnal brigando contra o Espírito que agente vai sair se entregando na primeira oportunidade de pecar!



“Não podemos nos conformar”!



“Lembro-me que eu estava viajando e ao chegar numa cidade onde iria pregar min. perguntarão VC e jovem não e? Eu disse sim!


VC e solteiro? Eu disse sim!


Ai a irmã min. disse olha eu sei que VC viaja muito e conhece muitas meninas bonitas e muitas delas são fascinadas por pregador! VC não sente desejo não?


Eu disse a ela sim! Porque sou um ser humano como qualquer outro, mas não e porque isso acontece que eu vou min. jogar nas garras de uma atribulada na primeira oportunidade que aparecer!”


E completei nosso grande problema e que a gente fica jogando na cabeça eu sou pecador ninguém e perfeito e na hora de honrar a Deus agente se lembra que há um desejo, se lembra que somos pecadores e nos esquecemos que temos um compromisso com Deus! E que temos deveres!



A bíblia diz:

”sede vos também santos em toda a vossa maneira de viver”,









B) O temor a Deus!

Uma outra chave importantíssima e o temor a Deus!



“Andai em temor durante o tempo da vossa peregrinação,”( 1Pd1:17 u/parte)




Sem temor o cristão volta aos caminhos da impiedade era exatamente o temor a Deus a formula da vitoria da igreja primitiva!



“Assim , pois as igrejas em toda a Judéia , e Galileia , e Samaria tinham paz e eram edificadas ; e se multiplicavam , andando no temor do Senhor e na consolação do Espírito Santo”.




Não existe avanço cristão sem temor! Nestes últimos dias estamos vendo uma febre de pregadores, cantores que não possuem nenhum tipo de temor os tais possuem a cara de pau de se prostituir e depois sobem aos púlpitos de muitas igrejas para darem os seus shows ou no caso dos pregadores para animarem os seus auditórios! Muitas das vezes parece que quanto mais o individuo cresce mais ele perde o temor!

Pessoas que sem o menor escrúpulo falam mal do seu próximo,

Negam a Deus com os seus atos com as suas obras, onde esta o temor?



“O homem sem temor a Deus se torna pior do que um animal”!




Muitas das vezes um cachorro e mais sociável e confiável do que alguém que não teme a Deus!



C) A compreensão do seu valor!



Por ultimo outra chave importante para o desenvolvimento do nosso caráter e a compreensão do nosso valor!



A bíblia diz:



“Sabendo que não foi com coisas corruptíveis como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que, por tradição, recebestes dos vossos pais,

Mas com o precioso sangue de Cristo,” (1Pd1:18-19)



O que Pedro estava querendo dizer aqui?

Ele estava dizendo olha vocês não foram resgatados com coisas incorruptíveis vocês foram resgatados com o sangue de Cristo!

Ele estava dizendo vocês tem valor!

Caráter tem muito a ver com o nosso valor!

Eu min. compadeço muito daquela mulher “Eliza Samudio” e torço por justiça mas observe como Bruno o ex goleiro do flamengo a conheceu, “ele disse em orgias sexuais com vários homens”

E hoje esta assim as pessoas não se dão mais o valor que e devido!

Lembro-me que certa vez estava viajando para Jequié e passando de carro por uma cidadezinha haviam num bar algumas mulheres que dançavam ao som de uma musica que dizia :

“Cachorra, descarada, acanhada!”

E fico muito triste quando esta crise de valor, chega ate a igreja são jovens e jovens que não se dão valor nenhum!

Meninas que foram compradas com o sangue de Jesus que acabam se relacionando com malandros e vice versa!

Enquanto estava pregando em um outro estado acompanhei o drama de uma mãe que sofria com uma filha que havia se apaixonado pelo traficante do bairro!

Devemos compreender mais do que nunca que possuímos valor, que temos valor!

VC deve entender que você não foi feito para estar como aqueles que não tem a Cristo!

Mas existe uma diferença!

Fostes resgatados!

Com o precioso sangue de Cristo,

Você tem valor!



Conclusão: enquanto estivermos aqui no mundo nossa natureza carnal mesmo amortecida sempre estará presente em nos, todavia o desenvolvimento de um solido caráter cristão nos ajudara a vivermos segundo a vontade de Deus!

Caráter não se desenvolve com mágica ou num passe de mágica você nunca vera um pregador na igreja dizendo receba caráter ou ministrando a unção do caráter; porque caráter se adquire quando aprendemos com os nossos erros!Caráter se adquire quando agimos por princípios e não por sentimentos! Caráter se adquire quando lutamos para amadurecer; quando mesmo fracos colocamos os princípios bíblicos como estes revelados em pratica e lutamos para que eles sejam a carta magna de nossas vidas!



Thiago Almeida.























Nenhum comentário:

Postar um comentário