quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Por que caem os valentes de Deus?

Existem aqueles que exercem um trabalho tão lindo para Deus que dignos são de admiração e respeito! São aqueles que estão na frente do campo de batalha, guerreando pela Fe e vencendo, muitas das vezes são instrumentos de bênçãos para as nossas vidas e exemplos para cada um de nos! Quero aqui os chamar de valentes!
São eles crianças, adolescentes, jovens, homens e mulheres valentes porque vencerão afrontas, superarão levantes, resistirão a tentações, passarão por provas e foram levantados por Deus como instrumentos para uma grande obra!
Às vezes com muito pesar ouvimos falar da queda destes valentes, do fracasso dos mesmos e nos perguntamos como e que espiritualmente tão bem eles fracassarão,
O meu propósito aqui não e não será jamais zombar de erros de pessoas que são dignas de oração e respeito, mas quero aqui lançar mão do assunto para que isto sirva de alerta para minha vida e também para a sua meu querido leitor, para que não venhamos cometer os mesmos erros daqueles que trilharão caminhos distantes do projeto de Deus para suas vidas!
A grande questão e que todos eles não respeitarão placas de alerta que ao longo do tempo o Espírito Santo ia levantando em seus corações como um sinal de que algo ruim poderia acontecer e acabarão trilhando por caminhos perigosos!

a) O perigo do limite!


“A toda perfeição vi limite, {mas} o teu mandamento {é} amplíssimo”. Salmos 119:96

“A toda perfeição vi limite”

Todos nos temos limites!

Às vezes o Espírito Santo levanta placas em nosso coração na entrada para certos caminhos que levamos e na placa esta escrito:
“VC esta chegando ao seu limite não ultrapasse”,
E como na maioria das vezes temos o costume de achar que somos super heróis acabamos ultrapassando este limite e caindo!
Certa vez ouvi uma entrevista com uma tratadora de leões e ela dizia que morava numa casa com dezoito tigres e três leões ai o repórter perguntou a ela como VC faz para não ser atacada?
E ela respondeu quando eles estão estressados eles emitem sinais que indicam que eles não estão gostando daquela brincadeira ou que não querem convívio ali entendo que cheguei ao limite deles por isso nunca ultrapasso!
E este o segredo! Não ultrapassar os limites!
E interessante que nos vivemos com dois leões dentro de nos um espiritual e outro carnal e ainda assim não aprendemos a respeitar os limites da nossa carne,
Ir alem só resultara em queda!

b) O perigo dos inimigos íntimos!

“Não deis lugar ao diabo.” Efésios 4:27

As vezes o espírito santo nos da sinais de que aquele que e intimo a nos na verdade e instrumento do inimigo!
Tenho muitos amigos que caíram exatamente enquanto aconselhavam ou tentavam ajudar meninas espiritualmente e nunca mais voltarão aos pés de Cristo!
E interessante como muitas das vezes aquilo que e tão intimo revelasse maligno!
Escrevi este artigo após ter recebido alguns telefonemas de uma menina que com problemas dizia se querer que eu fosse o seu confidente e que só confiava em min. mas acabou dando sinais de que o que ela queria era outra coisa!
Logo rejeitei a proposta porque compreendo que quando há carência afetiva a pessoa não quer ajuda espiritual e sim alguém que supra esta carência!
Infelizmente ainda tenho muitos colegas que confundem e estão confundindo ajuda espiritual com envolvimento afetivo e emocional, erram ao dar “espaço para satanás” por isso caem!
Devemos sempre lembrar que em situações como estas se o Espírito Santo não fizer! Não será Thiago ou Maria quem fará!
E a ajuda necessária na maioria dos casos não e acabar se envolvendo efetivamente ou emocionalmente, mas orando para que a pessoa venha entender que precisa de Deus e não de min. ou de VC!
A bíblia diz:

“Confessai as vossas culpas uns aos outros e orai uns pelos outros, para que sareis; a oração feita por um justo pode muito em seus efeitos”. Tiago 5:16

“oração feita por um justo pode muito em seus efeitos”

“Infelizmente tenho visto que existem muitas pessoas que ate mesmo usam a vulnerabilidade emocional das pessoas para que elas fiquem pressas a eles! existem casos de obreiros que ao chegarem a determinadas igrejas enfrentam problemas com pessoas que muitas das vezes ate desviam por causa da saída do obreiro anterior! Nestes casos ouve ajuda? Não! só engano! E superficialidade”!

Vigiar e preciso devemos compreender que não e de nos que as pessoas precisam, mas de Deus através de nos!
E se a nossa comunhão e intimidade estiver em risco não estaremos ajudando ninguém só caindo num laço de satanás!

c) O perigo da auto-suficiência!

E exatamente quando nos sentimos auto-suficientes que o inimigo começa a nos derrubar!
O auto-suficiente não ouve ninguém! E pensa que tudo que falam não deve ser levado em consideração!
Foi exatamente ai que caiu Salomão! Ele se perdeu em meio a sua sabedoria e acabou virando marionete nas mãos das suas mulheres  que o levarão e desviar se!
Geralmente quando somos auto-suficientes pensamos que jamais cairemos ou que podemos flertar com o pecado brincar de permitir determinadas situações que no final terminarão desencadeando se num grande fracasso!
Foi exatamente isto que desencadeou na queda de Sansão!
Quando nos tornamos assim deixamos de ouvir a voz que nos alerta vinda de Deus!
Desprezamos as placas que indicam o perigo!
Não sabendo que auto-suficientes não passaremos de bobos, de marionetes nas mãos de satanás!
Sejamos sempre vigilantes e dependentes de Deus para que ninguém roube a nossa coroa!

Conclusão: e exatamente assim às vezes antes de trilharmos determinados caminhos o espírito santo nos mostra placas, perigo! “e o seu limite”, perigo! “inimigo intimo”, perigo! “auto-suficiência”, Deus nos deu o livre arbítrio para respeitar estes alertas ou ignora –los, todavia caso se arrependa ao ter quebrado a cara por não ter atendido ao alerta , lembre se que La na frente quando o espírito santo te mostrava as placas de alerta ele também mostrou uma que indicava um outro caminho , uma que dizia vire a direita “centro da vontade de Deus”

5 comentários:

  1. Paz seja contigo

    OS valentes infelizmente caem e destas quedas podemos aprender em temor a Deus que não podemos nos auto-exaltar e muito menos sentirmo-nos auto-suficentes a ponto de desprezar os companheiros pequeninos que nos acompanham em nossa peregrinação.

    Permaneça na Graça e nela frutifique

    Aprender que dependemos de Deus e de nossos irmãos em Cristo é uma segurança que podemos cultivar.

    ResponderExcluir
  2. É MEU IRMÃO... FIQEI SEM PALAVRAS POR UM MOMENTO AO LER ESTE ARTIGO. É INTERESSANTE PERCEBER QUE VALENTES SOMOS TODOS OS QUE SERVIMOS A CRISTO. O HINO 125 DA HARPA CRISTÃ TEM UMA FRASE INTERESSATE:
    "Tua vida enobrecer!
    Sempre com Jesus viver,
    E a ti também vencer;
    Sê valente!"
    SE NÃO ESTIVERMOS COM JESUS E VENCERMOS A NÓS MESMOS DE NADA ADIATARÁ NOSSA VALENTIA.
    OREMOS POR NÓS MESMOS E POR AQUELES QUE CAIRAM MAS TEM CHANCE DE LEVANTAR-SE E SER PERDOADOS COM I DE JOÃO CAPÍTULO 2. FICA NA PAZ E CONTINUE ASSIM. NOS ABENÇOANDO COM SUAS REFLEXÕES.

    ResponderExcluir
  3. Caro nicodemos Paz ,
    realmente a auto suficiencia tem sido um grande problema! afetando a muitos!
    Deus o abencoe pela sua participação neste blog!

    ResponderExcluir
  4. caro anonimo .paz!
    que o vosso comentario seja um principio em nossas vidas todos nos valentes de Deus !
    sem Jesus e o nivel de vigilancia nescesaria jamais venceremos!
    por isso a todos resta "Tua vida enobrecer!
    Sempre com Jesus viver,
    E a ti também vencer;
    Sê valente!"

    ResponderExcluir