sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Devo ou não ficar? ? ? parte I



Razoes e soluções! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! !


Sempre vi uma lacuna na conscientização dos nossos jovens quanto a este assunto tão popular; nossos jovens estão sendo vitimas de uma verdadeira midiatização onde enquanto a mídia fala muito os homens de Deus se calam sobre este assunto!
 Decidir então trabalhar na elaboração destes textos para dar uma resposta aos  que assim como eu no passado, hoje necessitam de uma diretriz o primeiro artigo na verdade e um conjunto de verdades e informações que servem exclusivamente de alerta aos Pais!
O segundo e uma resposta madura aos jovens de todas as faixas etárias, sei que devido as minhas limitações não atenderei aos anseios de todos, mas espero em Cristo que o Espírito Santo fale melhor ao seu coração!

Alertando, fortalecendo e animando nesta luta pelo centro da vontade de Deus!

Ficar por curiosidade!

“Antes, na infância, o amor era algo que apenas víamos na TV, entre os mais velhos e, com um pouco de sorte, entre nossos pais. Agora, na adolescência, o amor está acontecendo com os amigos mais próximos e (que espanto!) comigo. Aquelas pessoas horrorosas do sexo oposto de repente estão se tornando suportáveis... admissíveis... interessantes... altamente interessantes... imprescindíveis!!! Em todos os locais que freqüento existem vários possíveis parceiros amorosos na mesma situação que eu: com os hormônios sexuais transbordando, disponíveis e muito dispostos a se envolver amorosamente. Os meus pares já estão namorando, a mídia, as músicas, os livros, o zunzum que ouço, tudo proclama as maravilhas de um relacionamento amoroso. Preciso arranjar um!”
A cada dia estamos vendo os nossos adolescentes ficando por causa da curiosidade e vontade de ter novas sensações nesta nova fase em que eles adentram.
Geralmente são confrontados com todo o estimulo sexual que e feito pela mídia, precisamos ficar alerta!

“Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo”; (Ef:6.11)

Ficar por complexo de inferioridade!

"Puxa como seria bom ficar com aquela pessoa! Faria qualquer coisa para dar um beijo nela! Quem sou eu? Qual meu cacife para atrair aquele ser tão interessante?
Menina ele já quer! VC não vai não? Vai perder esta chance? VC e boca virgem ne? Ele e maravilhoso"!
Devemos tomar cuidado com o tipo de amizade que esta circundando o seu filho muitos amigos podem ser instrumentos malignos que o incentiva a estas praticas!
Geralmente o jovem Cristão dentro da escola acha o comportamento das meninas ímpias legal, os meninos mais descolados e não se valoriza,
Muitas das vezes em nome deste complexo para ser aceito como normal neste ou naquele grupo acabam ficando!
Os nossos adolescentes estão cada vez mais inseguros e despreparados quanto ao seu futuro amoroso!
Talvez em detrimento da sua faixa de idade:

“ um estudo americano verificou que dois terços das adolescentes de uma escola se consideravam as mais feias da classe”.

Mesmo assim penso que como formadores de caráter devemos conscientizar nossos jovens e adolescentes que eles não devem se entregar ao primeiro ímpio porque se acham inferiores “e esta a oportunidade”? com certeza não!
 Deus tem o melhor para eles não importando o quanto fisicamente eles atendam os padrões de beleza da mídia, não e esta a questão!
Mas sabendo que Deus tem porque ele e fiel!e jamais os desampararia!

“E o seu senhor lhe disse: Bem {está,} servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor”.( Mt 25:21)

"Fico preocupado porque a cada vez mais vejo colegas e pessoas queridas valorizando as bandejas e dizendo o diabo não da nada ruim a ninguém! E de uma certa forma isto se da por nossa causa nos falamos isto as vezes!
Eu sempre digo diferente; “tudo o que o diabo da e ruim” pode ter boa aparência! mas e podre por dentro!
Pode parecer descolado! Biblicamente o nome e descompromissado!"

O falso amadurecimento!

todo adolescente gosta de fazer questão em mostrar que não é mais uma criança que apenas obedece a ordens. Ele está na fase de questionar, entender e aceitar apenas o que julgar justo ou coerente. (na percepção dele)Mesmo que sua percepção do que seja "justiça" ou "coerência" seja completamente amalucada.
O Doutor Içami Tiba  

"Divide os comportamentos humanos em três estilos fundamentais. O vegetal, que busca a sobrevivência pura e simples. O animal, que, cumprindo o determinismo biológico, luta pela saciedade dos instintos. E o humano, inteligente, que se empenha para resolver conflitos e superar dificuldades em busca da felicidade. Esses três comportamentos coexistem em todos os seres humanos. A adolescência, com o primado dos hormônios, seria, segundo essa lógica, a fase "animal" por excelência, em que a inteligência obedece à ditadura dos instintos.
As meninas também estão sujeitas a uma descarga hormonal, que resulta num comportamento psicológico um pouco diferente. Por volta dos 9 anos de idade, inicia-se a produção de estrogênio, que provoca o crescimento para a frente, para trás e para os lados, mas muito pouco para cima. Aos 11 anos e meio surge a progesterona, que provoca a primeira menstruação – e que, no futuro, será responsável pelas funções reprodutivas. Do ponto de vista psicológico, os hormônios femininos têm características menos agressivas. A principal mudança que se nota é a valorização da vida social em detrimento da familiar. Em vez de seguir e obedecer aos pais, elas descobrem as amigas e passam a conviver mais com elas. Passam também a confiar mais nelas do que nos pais. Formam grupos e subgrupos, falam e ouvem ao mesmo tempo, unem-se fielmente e lutam ferozmente quando se sentem injustiçadas. Os hormônios também são responsáveis por uma certa confusão mental. Elas se apaixonam por seus professores de educação física, enviando-lhes delicados bilhetinhos com juras de amor eterno. Divulgam suas idéias e sensações com convicções doutorais, dão sábios conselhos e palpites, para morrer de timidez momentos depois."
E exatamente nesta fase que as mãe e os Paes devem ficar muito alerta porque como suas filhas estão agindo por instinto e confusas mentalmente acabam se tornando presas nas mãos de quem ficam e muitas das vezes são manipuladas emocionalmente por aqueles a quem elas se acham dependentes!
Muitas das vezes nossos filhos ainda adolescentes acabam nas mãos de jovens,homens e mulheres experientes que os seduzem e manipulam suas emoções !
Precisamos ficar alertas!
Como pais devemos ter em mente que dialogar e sempre o melhor caminho jamais esquecendo de impor limites,
Lembrando que a questão não e só comportamental, mas satanás pode se aproveitar di tudo isso para escravizar nossos filhos! 

Os tempos mudarão!

Hoje a realidade dentro de muitos lares e esta:
"Mãe, fiquei ontem à noite com um garoto lindo na festa da Claudinha." "Como ele se chamava, filha?" "Ah, sei lá, nem lembro, mas era um gatinho!"
Ficar passou a ser uma espécie de atestado de bom aproveitamento, de garantia de curtição
os hábitos e costumes mudaram. Houve uma flexibilização muito grande das questões que envolvem a sexualidade nessas últimas décadas. Antes, sob olhares mais rigorosos dos pais, os limites eram maiores. Gestos mais ousados, atitudes mais animadas, horários e locais impróprios eram mais controlados.
Hoje há uma grande preção ate mesmo por parte da mídia para que os jovens iniciem cada vez mais cedo seus relacionamentos ficando resultado:

"Segundo dados do Ministério da Saúde e do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), publicados no relatório do Comportamento Sexual da População Brasileira, de 1999, quase um terço das garotas e praticamente a metade dos garotos já tinham experimentado uma relação sexual completa antes dos 15 anos. Dados do Ministério da Saúde também revelam que mais de 20% das garotas entre 13 e 19 anos já enfrentaram uma gravidez no país. Na Holanda, esse índice é de menos de 1%. "

E exatamente assim que os nossos filhos estão! Bombardeados por uma cultura de prostituição, amigos que os influenciam a seguir os seus caminhos pecaminosos e conflitos hormonais e emocionais pelos quais eles não sabem como lidar!
Nestas horas manter um dialogo aberto e uma questão de vida ou morte espiritual, só assim os pais Cristãos conseguirão absolver as informações corretas para instruir seus filhos dentro das reais necessidades, de um mundo pos-moderno,
Nunca frisar o erro porque neste caso o filho se sentira coagido a não compartilhar seus segredos com medo de represálias
Mas com sabedoria corrigir e frisar a necessidade de uma solução, mudança de um compromisso maior com Deus e acima de tudo lutar para que os seus filhos não caiam nas mãos de satanas!

Thiago Almeida

São João do panelinha.





Nenhum comentário:

Postar um comentário