Não tenho duvidas alguma que em pleno século XXI a cada dia as maldades humanas se multiplicam, também não tenho duvidas de que o meu Deus tem libertado e liberta pessoas para a sua gloria, alias o evangelho e exatamente isto e trazer uma nova perspectiva ao que se encontram perdidos. Todavia nestes últimos dias o que temos visto e uma verdadeira exploração daquilo que o inimigo fez na vida do homem e não a ênfase naquilo que Deus fez e pode fazer!
Na verdade o que muitos querem e vencer ou fazer suas igrejas conhecidas explorando a vida pregressa das pessoas. Muitos fazem até cartazes: “Fulano de tal, ex-assassino, ex-ladrão, ex-estuprador, ex-pedófilo, ex-traficante, ex-pederasta”.
O celebre escritor Ciro Sanches Cibordi diz:
“Meu Deus! Se eu tivesse causado males à sociedade, no passado, jamais desejaria contar isso em pormenores! Faria como o apóstolo Paulo, que preferia dar ênfase à sua nova vida com Cristo, deixando claro que “as coisas velhas já passaram” (2 Co 5.17).
Mesmo assim, sempre duvidarei daqueles que se dizem ex-isso-e-ex-aquilo. Nunca deixaria a minha filha sozinha, por exemplo, com alguém que tenha histórico de abuso de crianças só porque ele se diz pastor ou evangélico. Por quê? Porque duvido de sua conversão? Não. Simplesmente porque sou prudente e amo a minha filha”.
Não nego que algumas vezes e necessário que se conte o quanto era difícil para o mesmo se converter devido ao quanto este era oprimido pelo diabo todavia ,devemos ter cuidado para não transformar um passado digno de arrependimento num carro fort. marqueteiro .
Devemos também ter cuidado porque muitos podem esconder-se dentro da igreja com as suas psicopatias e nos não devemos dar ênfase ao seu passado e sim exortalos a ter uma vida nova , Jesus não nos mandou ir e contar aquilo que o diabo fez mas ele disse "ide e pregai o evangelho" !
Existe um caso interessante na bíblia em Marcos cap 5 sobre o edemoniado gadareno !
Sobre o seu estado a bíblia diz: (Mr 5.3-5)
“o qual tinha a {sua} morada nos sepulcros, e nem ainda com cadeias o podia alguém prender. Porque, tendo sido muitas vezes preso com grilhões e cadeias, as cadeias foram por ele feitas em pedaços, e os grilhões, em migalhas, e ninguém o podia amansar. E andava sempre, de dia e de noite, clamando pelos montes e pelos sepulcros e ferindo-se com pedras.”
A bíblia diz que após libertar aquele homem Jesus disse:
Vai para tua casa, para os teus, e anuncia-lhes quão grandes {coisas} o Senhor te fez e {como} teve misericórdia de ti. (Mr 5.19)
Jesus não disse para ele ir e anunciar o que o diabo fez Jesus não disse para ele ir e anunciar aquilo que os espíritos fizeram com a manada de porcos, mas Jesus disse:
”anuncia-lhes quão grandes {coisas} o Senhor te fez e {como} teve misericórdia de ti”.
E a bíblia diz que :
“E ele foi e começou a anunciar em Decápolis quão grandes {coisas} Jesus lhe fizera; e todos se maravilhavam” (Mr 5.20)